Homem é preso em flagrante após comprar tartarugas de indígenas
Ação conjunta das polícias Militar e Civil de Santa Terezinha prendeu nesta terça-feira, 19 de abril, um homem em flagrante por crime ambiental. A ação da PM faz parte da Operação Interface desencadeada pela Polícia Militar nos municípios que compreendem o Comando Regional 10 em Vila Rica.
Em rondas pelo município a guarnição composta pelo 3° Sargento PM Randalle e o Soldado PM Medeiros suspeitou que indígenas estivessem realizando o comércio de tartarugas, ao perceberem uma manifestação estranha em um estabelecimento comercial os policiais militares solicitaram o apoio dos investigadores de Polícia Civil Dulce e Demilson para averiguarem a suspeita.
Ao chegarem no estabelecimento os policiais com aquiescência e autorização de A. A. D., proprietário do comércio, entraram e encontraram um saco contendo 5 tartarugas vivas.
Diante do flagrante A. A. D., foi preso em flagrante pela prática de crime tipificado na lei 9605/98 art. 29, inc. III da Lei de Crimes Ambientais que prevê pena de detenção de seis meses a um ano e multa a quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.
O comerciante já foi autuado anteriormente com multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) pelo mesmo crime. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia para as devidas providencias. As tartarugas devem ser entregues a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) para serem devolvidas ao habitat natural. (Eldorado FM/Vila Rica)