Ronaldo Couto assumirá cadeira de vereador na Barra
O jornalista Ronaldo de Almeida Couto (PMDB), primeiro suplente da coligação “União por Barra do Garças”, assume nesta segunda (25), a cadeira do vereador Ailton Teixeira Biroska (PSB), que se licencia do cargo pelo período de 90 dias para tratamento de saúde. O pedido de licença será lido na sessão ordinária da Câmara e o suplente convocado automaticamente para tomar posse.
Ronaldo Couto voltará ao Legislativo sete anos e quatro meses depois de deixar o cargo, em 31 de dezembro de 2008, ao não se reeleger naquele ano. Em 2012, tentou novo mandato, mas ficou na primeira suplência de uma coligação composta pelo PSD, PT, PRB, PSL, PTN, PSDC, PHS, PRP e PTdoB. Hoje está filiado ao PMDB com a janela de abertura para a troca de partidos.
O vereador de segundo mandato Ailton Biroska, eleito pelo PSD e hoje no PSB, ficará afastado por recomendação médica. Em 2014, o parlamentar foi submetido a uma cirurgia cardíaca em Goiânia (GO) e terá, novamente, que passar por procedimentos médicos. Diante disso, o médico cardiologista Carlos Eduardo Leão recomendou o afastamento das funções.
Ronaldo Couto será o terceiro suplente a ocupar uma cadeira na Câmara de Barra do Garças. Em 2014, o suplente Ailton Rocha (PSDB), ocupou a vaga do vereador cassado Paulo Sérgio da Silva (PP), que acabou retornando por força de liminar no mesmo ano. O suplente João José dos Santos, o Joãozinho Cego), assumiu em definitivo no lugar do vereador Reinaldo Silva, cassado pelo TSE pela prática de crime eleitoral.
Biroska foi eleito em 2012 com 608 votos pelo PSD. Ele foi outro parlamentar que se aproveitou da janela partidária para se filiar ao PSB. (FA/RDNews)