Barra do Garças terá votação híbrida com identificação biométrica

Olhar Direto

As eleições municipais deste ano acontecerão de forma híbrida em doze municípios mato-grossenses. Em Barra do Garças, Alta Floresta, Alto Araguaia, Arenápolis, Barão de Melgaço, Cáceres, Cuiabá, Mirassol D’Oeste, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande a biometria não atingiu 100% dos eleitores.

De acordo com o TRE, os eleitores que ainda não tiveram seus dados cadastrados biometricamente serão identificados por meio de um documento oficial com foto. Os que já foram cadastrados serão identificados com o leitor de digitais.

A Justiça Eleitoral colheu os dados biométricos de 132.499 eleitores destes doze munícios. Após as eleições deste ano, quando o cadastro nacional de eleitores for reaberto, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso dará início aos trabalhos para colher os dados biométricos dos outros 858.015 eleitores vinculados a estas cidades.

Em outros 29 municípios onde já foi concluída a biometria, a identificação biométrica será obrigatória. São eles: Acorizal, Araguaiana, Araguainha, Campo Verde, Campos de Júlio, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Indiavaí, Jangada, Lucas do Rio Verde, Luciara, Nortelândia, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Ponte Branca, Pontes e Lacerda, Ribeirãozinho, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, Serra Nova Dourada, Vale do São Domingos, Torixoréu, Nova Mutum, Jaciara e Primavera do Leste.

Mas atenção: mesmo tendo realizado o cadastramento biométrico, o eleitor deverá comparecer à sua seção eleitoral portando um documento oficial com foto (levar o original), visto que a identificação biométrica é um adicional na garantia da segurança nas eleições.