Professores encerram greve em MT
Folhamax
Em assembleia realizada nesta sexta-feira (05), representantes de profissionais da educação de 85 municípios chancelaram os itens do acordo firmado perante o Ministério Público e decidiram suspender a greve, que já durava 67 dias. Para o presidente do Sintep/MT, Henrique Lopes do Nascimento, a mediação promovida pelo MPE foi fundamental para a solução do impasse.
O promotor de Justiça Henrique Schneider Neto assegurou que o MPE acompanhará de perto o cumprimento das obrigações assumidas. Entre os itens acordados estão a correção da diferença do piso até dezembro de 2017. O cronograma de pagamento deverá ser entregue pelo governo até abril do ano que vem.
Também ficou estabelecido que os professores contratados que permanecerem com o contrato farão a reposição de aulas conforme calendário. Já os novos contratos serão remunerados com base na jornada semanal, levando em consideração a reposição.
Outro ponto contemplado no acordo firmado perante o Ministério Público refere-se à implantação das Parcerias Públicos Privadas (PPs) nas escolas. Foi definido que o projeto será concluído pelo Governo do Estado e incluirá apenas as edificações e reformas dos prédios escolares. A implementação, no entanto, dependerá de deliberação e eventual aprovação nas convenções estaduais e municipais de educação.