Em oito meses, Mato Grosso registra mais de 26 mil casos de dengue

Do G1 MT

De janeiro a junho de 2016, Mato Grosso já registrou 26.155 de dengue em todo o estado. O dado é da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 23 mil casos até dezembro, os números aumentaram pouco mais de 13%. A incidência da doença no estado é de 801 casos por 100 mil habitantes.

Feliz Natal, é o município mato-grossense com maior incidência de dengue. Segundo a SES, são 31,3 casos a cada 100 mil habitantes. Em agosto, foram notificados 27 casos, o que dá quase um caso por dia.

Cinco mortes já foram confirmadas pela doença no estado. A SES investiga 14 óbitos que podem ter sido causados pela doença.

Vírus da zika e febre chikungunya

Em relação ao vírus da zika, são 24.328 casos suspeitos. Com a alta incidência, Mato Grosso está em estado de risco alarmante. Isso porque, são 745 casos por 100 mil habitantes. Já quanto aos casos de febre chikungunya, já foram registrados 1.396 casos suspeitos no estado.

Prevenção

De acordo com o governo, 80% dos criadouros do mosquito são encontrados nos domicílios, por isso é importante o envolvimento da população no combate ao mosquito.

Por isso, a orientação dos agentes de saúde é para que a população tome medidas de prevenção e controle dentro de suas casas para evitar a proliferação do vetor, fechando as caixas d’água de forma adequada, não acumulando vasilhames, lixos e embalagens no quintal, verificando se as calhas não estão entupidas e colocando areia nos pratos dos vasos de plantas.