Sem debates, emissora de rádio vai ouvir propostas de todos candidatos
FA/RDNews
Os eleitores de Barra do Garças terão a oportunidade de conhecerem as propostas dos três candidatos a prefeito e ainda fazer perguntas relativas aos planos de governos pelo aplicativo WhatsApp. É que a Rádio Centro América FM, de Aragarças (GO), com alcance regional, será a única emissora a entrevistá-los nesta reta final das eleições. A rodada de entrevistas começa na próxima segunda (26).
Serão 20 minutos de perguntas e respostas divididos em dois blocos de 10 e tolerância de um minuto para a fala final no jornal “Primeira Página”, que começa às 8 horas da manhã. A ordem de participação foi escolhida por sorteio com a presença de representantes das coligações “Wilmar Peres de Farias”, “Barra do Garças Muito Mais” e “Outra Barra do Garças é Possível”.
Os ouvintes poderão enviar perguntas e apresentar sugestões aos candidatos pelo WhatsApp, sem, contudo, partir para ofensas pessoais, apenas no campo de propostas. As perguntas passarão por um processo de triagem e serão encaminhadas ao estúdio para os entrevistadores Ivan de Jesus e Lucas Iglesias.
De acordo com o sorteio, o primeiro a ser entrevistado será o candidato Sandro Saggin (DEM); seguido do vereador Odorico Ferreira Cardoso, o Professor Kiko (PT), na terça (27) e o prefeito Beto Farias, candidato à reeleição pelo PMDB, na quarta (28).
“Essa foi à forma que a Centro América FM encontrou para levar ao conhecimento do eleitor as propostas que os candidatos a prefeito de Barra do Garças têm para administrar a cidade. Todos encaminharam os seus respectivos planos à produção e a partir dessa peça, vamos delinear as entrevistas, sempre calculadas nas propostas e sem ataques pessoais a esse ou aquele candidato”, disse o jornalista Ivan de Jesus.
Debates
Neste ano, nenhuma das quatro emissoras de TVs ou as duas rádios FM e AM, se interessaram em promover debates com os candidatos. Em 2012, a TV Centro Oeste (SBT) promoveu um único debate com os candidatos à época, Beto Farias, Andréia Santos (PR), Adalto de Freitas (PMDB), Ubaldino Rezende (PDT) e Fernando Lira (PTC), mediado pelo jornalista e professor Onofre Ribeiro. Nesta campanha, a emissora alegou falta de recursos para não realizar o encontro dos postulantes à prefeitura de Barra do Garças.