Jornal espanhol publica reportagem especial sobre Dom Pedro Casaldáliga

Agência da Notícia

O jornal espanhol, El País, um dos mais influentes do mundo, publicou no último sábado, dia 24 de setembro, uma reportagem especial sobre o bispo emérito de São Félix do Araguaia Dom Pedro Casaldáliga. O texto foi assassinado pelo jornalista Lucas Ferraz, que acompanhou a realização da Romaria dos Mártires da Caminhada em Ribeirão Cascalheira.

“Na noite de sábado, 16 de julho, a chegada de Pedro Casaldáliga para o ato de abertura da romaria, acenando ao público com uma mão trêmula, causou comoção entre as cerca de 4.000 presentes. A aparência frágil do bispo fez com que muitos romeiros interpretassem sua presença ali como uma despedida da festa religiosa que ele criou. Conhecido como bispo do povo – ou vermelho, como dizem os inimigos, por sua histórica ligação com a esquerda – e uma das principais referências internacionais na luta pelos direitos humanos na Amazônia, o religioso catalão Pedro Casaldáliga está radicado no Brasil desde 1968”, mostrou parte da reportagem.

O jornalista mencionou a polêmica envolvendo a entrega das terras da antiga fazenda Suiá Missu para índios da etnia Xavante, criando a reserva de Marawadsede. “No final de 2012, quando forças federais começaram a retirar os não indígenas de Marãiwatsédé, Casaldáliga foi ameaçado de morte – por meio de cartas, mensagens e telefonemas anônimos — e deixou a região por dois meses, abrigando-se em Goiânia, na casa de um amigo. Já diagnosticado com Parkinson, sua saúde deteriorou-se desde então. Seu estilo de vida o tornaria um alvo ainda mais vulnerável. Em São Félix do Araguaia, cidade de 11 mil habitantes na margem do rio de mesmo nome, no nordeste do Mato Grosso, sua casa, ainda hoje, é aberta para qualquer um”, destacou.

A reportagem mostrou também fotos históricas do Padre João Bosco, que foi assassinado por policiais militares. As imagens são de missas e também do enterro dele. O texto esta disponível no seguinte endereço: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/09/21/politica/1474488836_629767.html