Prefeito eleito de Araguainha, menor colégio do país, obteve só 523 votos

RDNews

Apontado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como o menor colégio eleitoral do país, Araguainha (a 471 km de Cuiabá) conta com apenas 954 eleitores. Neste ano, o prefeito eleito Silvinho (PSD) obteve o respaldo de 523 eleitores, o que representa 59% dos votos válidos. O segundo colocado Chiquinho (PPS) fez 364 votos ou 41 do total.

Silvinho vai substituir Zezé do Osmari (PR). Em 2012, a prefeita fez 384 votos, ou 45,66% dos válidos.

O número de votos obtidos pelo prefeito eleito Silvinho é quase sete vezes menor que os conquistados pelo último colocado entre os seis que disputaram a Prefeitura de Cuiabá. Renato Santanna (Rede) fez 3.644 votos, alcançando 1,3% da preferência do eleitorado na Capital.

A votação de Silvinho também é cerca de quatro vezes menor que os votos obtidos por Wilson Kero Kero (PSL), o menos votado entre os 25 vereadores eleitos em Cuiabá. O parlamentar, que vai para o segundo mandato, teve respaldo de 1.938 eleitores em 02 de outubro.

Os vereadores eleitos em Araguainha também precisaram de votações irrisórias nos padrões de Cuiabá para conquistar cadeiras na Câmara. O mais votado Manezinho do PSD teve 91 votos enquanto Heronias (PSDB), que registrou a menos votação, conquistou o apoio de 41 votantes.

Araguainha

Araguainha possui aproximadamente 1,2 mil habitantes. A principal atividade econômica é a pecuária extensiva. Atualmente, está tentando expandir a economia para a agricultura a partir do asfaltamento da MT-100, rodovia que é o principal acesso à cidade.