Com conclusão prevista para 2017, obras da MT-100 são vistoriadas pela Sinfra
Assessoria
Uma das principais rodovias estruturantes de Mato Grosso, a MT-100 que corta a região do Araguaia tem recebido obras importantes de pavimentação e reconstrução do asfalto antigo. São ações executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) visando melhorar a situação da estrada.
Uma equipe técnica da Sinfra vistoriou as obras rodoviárias ao longo da MT-100, entre Barra do Garças e a divisa do Estado com Mato Grosso do Sul. Ao todo, mais de 380 quilômetros de asfalto novo estão previstos para serem entregues na rodovia nos próximos anos.
“Iniciamos obras importantes na região que seguem dentro do cronograma previsto em contrato e com o tempo, a qualidade do asfalto irá melhorar. Estamos trabalhando para que as paralisadas tenham início o mais rápido possível”, disse a superintendente da Superintendencia de Execução e Fiscalização de Obras II, engenheira Paula Fenerich.
Uma das estradas de maior extensão do Estado, a MT-100 está dentro dos planos de obras da secretaria estadual. No total, são cinco obras de pavimentação e uma de reconstrução, localizadas em pontos considerados mais críticos.
Entre eles está o trecho entre a divisa do Estado e a cidade de Alto Araguaia. Maquinários iniciaram o trabalho no asfalto, que atualmente se encontra deteriorado devido à falta de manutenção em anos anteriores. Devem ser refeitos 91,5 quilômetros de capa asfáltica na região. A previsão é que tudo esteja pronto no final de 2017.
A Sinfra também atua no trecho entre Alto Araguaia e Ponte Branca. Serão 93,6 quilômetros pavimentados, sendo que 28 quilômetros já estão com a capa asfáltica pronta. Ainda conforme informações da equipe técnica, 40 quilômetros da rodovia serão entregues ainda este ano.
Assim como deve ser finalizada a pavimentação entre Ponte Branca e Ribeirãozinho. Com 45,5 quilômetros de extensão, apenas 8 quilômetros estão para ficar prontos ainda neste ano.
Mais obras previstas
Os 45,2 quilômetros de extensão no trecho que liga Ribeirãozinho a Torixoréu foram entregues no final de 2014. No entanto, diante do que foi apresentado, a atual gestão não recebeu os trabalhos. Deste modo, a empresa contratada, a Sinfra e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), estão em fase de entendimento para que a obra seja finalizada com a atual qualidade exigida pelo governo.
Já na pista entre Torixoréu e Pontal do Araguaia, serão pavimentados 52 quilômetros. Deste total, foram executados 34,5 km e apenas 18 quilômetros estão pendentes. No momento, as obras passam por estudos topográficos no intuito de garantir a qualidade do asfalto. A previsão fica para final de 2017.
Por fim, no trecho de Pontal do Araguaia a Araguaiana, serão implantados 51,8 quilômetros de pavimento novo. As obras se encontram paralisadas por falta de recursos, porém a previsão é que os trabalhos sejam retomados o mais rápido possível para concluir os 5 quilômetros restantes do trecho.
Pró-Estradas
O avanço das obras rodoviárias de Mato Grosso se dá graças ao programa Pró-Estradas, do Governo do Estado. Considerado o maior programa de construção, reconstrução e manutenção de estrada, o programa Pró-Estradas foi lançado pelo governador Pedro Taques logo no início do seu mandato, em 2015.
É o maior programa de obras de construção, reconstrução e manutenção de rodovias de Mato Grosso. As obras contribuem com o aumento da qualidade de vida do cidadão, com o desenvolvimento econômico, o acesso a serviços públicos e o escoamento da produção agrícola.