Estiagem deixa cidade do Araguaia sem água
Eldorado FM
Uma forte estiagem que assola Vila Rica nos últimos meses vem causando prejuízos e transtornos aos moradores do município.
A falta de chuva afeta principalmente o abastecimento de água na área urbana do município, a SAEVIR (Serviços de Água e Esgoto de Vila Rica) interrompeu nesta semana, por tempo indeterminado, o abastecimento de água à população devido ao estado crítico da represa onde é realizada a captação.
A agricultura e a pecuária de Vila Rica também sentem os efeitos da estiagem que já vem causando perdas em lavouras e impactando diretamente na redução das receitas municipais, que se baseiam principalmente no setor agropecuário.
O coordenador da defesa civil municipal Rodrigo da Costa Silva alerta para a situação crítica do município. “Essa situação já vem ocorrendo desde o início do ano com a estiagem, mas nestes últimos meses se agravou ainda mais, pois chegou ao estágio em que os rios, lagos, cisternas e a represa que abastece o município secaram, comprometendo o abastecimento de água potável para os munícipes que residem na área urbana”, destacou o coordenador.
Rodrigo informou que na próxima sexta-feira, 21 de outubro, estará em Cuiabá com o Prefeito Municipal Luciano Alencar que deve decretar Situação de Emergência no município por causa da falta de água e comunicar a Defesa Civil Estadual. Com isso, uma equipe da Coordenadoria de Resposta e Reconstrução da Defesa Civil levanta in loco as perdas, avaliando se atingem os índices para homologar o pedido.
Ao decretar a situação de emergência e ter o estado reconhecido (homologado), o município receberá ajuda nos processos para captação de recursos e auxílio humanitário junto ao Estado e Governo Federal. O decreto de situação de emergência é emitido pelo executivo do município, homologado pelo Governo do Estado e tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90.
De acordo com a coordenação da defesa civil municipal, a estimativa é que aproximadamente 3.800 residências estão com o fornecimento de água potável interrompido por tempo indeterminado, afetando mais de 12 mil pessoas em Vila Rica.
Este ano Vila Rica está passando a pior seca dos últimos dez anos. Esta é a primeira vez que a SAEVIR interrompe totalmente o abastecimento de água por tempo indeterminado. O reservatório que abastece a cidade está praticamente seco, com menos de 10% de sua capacidade, os moradores estão se virando como podem, a tendência é a situação piorar a cada dia. A menos que haja uma mudança climática, a previsão é que as chuvas só voltam a cair na região daqui a um mês, na segunda quinzena de novembro.