Caminhada pela Paz em Barra reúne quase mil pessoas

Atendendo convite feito pelo Bispo Diocesano Dom Protogenes José, centenas de pessoas participaram da Caminhada pela Paz realizada na manhã do dia 04 de outubro, domingo, a partir das 7:30 horas, saindo da Catedral Nossa Senhora da Guia percorrendo toda a Avenida Ministro João Alberto sentido Rio Garças e depois a Avenida Antonio Paulo da Costa Bilego até o Porto Baé, às margens do Rio Araguaia.

Durante todo o trajeto foram feitas orações recheadas com muitos cânticos e agradecimentos. Uma equipe de organizadores lembrava aos participantes o quanto à comunidade sofre com a agressão às famílias e principalmente com a natureza. Muitas faixas e cartazes ostentavam mensagens e frases exigindo e implorando pela Paz na família. Ao final da caminhada, Dom Protogenes fez um breve relato dos acontecimentos relacionados sobre a violência, pedindo pela paz e abençoando os participantes.

Conforme o Papa Francisco, “a fraternidade é uma dimensão essencial do homem. Ser irmão, irmã é próprio da pessoa humana. Ela é relacional, está sempre em relação. É essa dimensão que torna possível a construção de uma sociedade justa que deixa tudo ser na paz”.

Já o Papa João XXIII identificou como condições essenciais para a paz, quatro exigências concretas da alma humana: a verdade, a justiça, o amor e a liberdade.

O Papa João Paulo II, interpretando essas exigências, afirmava que: “a verdade será fundamento da paz, se cada indivíduo honestamente tomar consciências não só dos próprios direitos, mas também dos seus deveres para com os outros. A justiça edificará a paz, se cada um respeitar concretamente os direitos alheios e esforçar-se por cumprir plenamente os próprios deveres para com os demais. O amor será fermento de paz, se as pessoas sentirem como próprias as necessidades dos outros e partilharem com eles o que possuem, a começar pelos valores do espírito. Finalmente, a liberdade alimentará e fará frutificar a paz, se os indivíduos, na escolha dos meios para alcança-la, seguirem a razão e assumirem corajosamente a responsabilidade dos próprios atos”, concluiu.

O Bispo Dom Protogenes classificou como positiva a Caminhada pela Paz organizada pelo Padre Claudio Alberto Eichinger, pároco da comunidade Nossa Senhora Auxiliadora. A Caminhada pela Paz foi divulgada por vários dias durante as celebrações litúrgicas e encontros pastorais, além de programas de rádio e redes sociais.