5 cidades do Araguaia são invadidas por turistas; shows serão realizados
FA/RDNews
Com a chegada do mês de julho, cinco cidades do Araguaia, consideradas as mais visitadas nesta época do ano, já estão preparadas para a recepção dos turistas de várias regiões do país, que aproveitam as férias do meio do ano, para conhecer as belas praias do rio Araguaia. Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Aragarças (GO), São Félix do Araguaia e Luciara, são os roteiros preferidos desses turistas.
Em Barra do Garças e Pontal, a Temporada de Praia ocorre no rio Garças, nas praias do Bosque e Arara. Em Aragarças, São Félix e Luciara, a movimentação é às margens do Araguaia. Neste mês de julho, as cinco cidades recepcionam cerca de 150 mil turistas, segundo estimativas das prefeituras. O fluxo maior é na região de Barra e São Félix.
Mesmo nesta época de crise, as secretarias de Turismo das cidades prepararam programações diversificadas, explorando como principal atração, as areias brancas do Araguaia e os shows nacionais. Em Pontal do Araguaia, a abertura da temporada na praia da Arara, ocorrida na semana passada, contou com a apresentação da dupla sertaneja Guilherme e Santiago.
Em Aragarças (GO), a abertura acontece neste final de semana e em São Félix e Luciara, no próximo final de semana. A programação nas três cidades já foi definida pelas prefeituras. Na cidade goiana, separada apenas pelos rios Araguaia e Garças de Barra do Garças, a praia Quarto Crescente já está com toda a estrutura pronta para a recepção dos turistas. Serão 31 dias de movimentação nas areias do Araguaia e shows com Kléo Di Bah e Rafael, e Dáblio e Felippe.
Nas cidades de São Félix e Luciara, as prefeituras apostaram nos shows para atrair turistas nesta época de crise. Em São Félix, por exemplo, já estão confirmados os shows das cantoras Naiara Azevedo e Paula Mattos e em Luciara, Fátima Leão. Além dos shows nacionais, bandas regionais também vão animar este mês de julho.
Expectativa
Além das belezas naturais dos rios Araguaia e Garças, as cidades prepararam também roteiros diversos, como trilhas de cachoeiras, águas quentes e o misticismo da Serra do Roncador, em Barra do Garças, e lagos e a Ilha do Bananal, em São Félix do Araguaia.
“O país atravessa uma situação muito crítica, os municípios são afetados com a crise econômica, mesmo diante disso nos esforçamos e preparamos uma temporada de praia bastante atrativa para a população e turistas, com toda a organização e estrutura que já é tradição neste evento”, ressalta o prefeito de São Félix do Araguaia, José Antônio de Almeida, o Baú.
“Nossa expectativa é reunir mais de 30 mil pessoas. Toda a estrutura para o festival está sendo montada no rio Araguaia. A prefeitura trabalha para que o evento seja um dos melhores dos últimos anos”, afirma o prefeito de Luciara, Fausto Azambuja.
Parque das Águas Quentes
“Na temporada, Barra, Pontal e Aragarças se transformam em uma só. O privilégio de tantas belezas une as cidades e Barra do Garças tem toda uma infraestrutura para oferecer ao turista. O Parque das Águas Quentes, por exemplo, recepciona mais de 35 mil turistas somente no mês de julho. Quem vem à região, dificilmente deixa de ir lá, principalmente agora depois dessa grande reforma”, destaca o prefeito de Barra do Garças, Roberto Farias.
Além da programação musical, a temporada no Araguaia reserva ainda várias atividades esportivas, como vôlei de praia, peteca, futebol de areia, gincanas e aeróbica. (Com Assessoria)