Festa do Santo Padroeiro de Barra do Garças começa nesta sexta; cavalgada abre o evento

Uma tradição que se repete há exatos 66 anos. Será aberta nesta sexta-feira (2), com a tradicional cavalgada, a 66ª Festa de Santo Antônio, o Santo Padroeiro de Barra do Garças. O evento de abertura acontece a partir das 7h30 na rua 31 de março, percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade até a igreja Matriz de Santo Antônio.

A exemplo dos últimos anos e por ser devoto de Santo Antônio, o Capitão do Mastro será o ex-deputado e conselheiro aposentado Alencar Soares Filho. Já estão confirmadas as participações de cavaleiros, amazonas e o carro de bois do Erlon do Gás, que todos os anos relembram o início dos festejos.

Como acontece habitualmente, a festa de Santo Antônio acontece na Paróquia que leva o nome do Santo, localizado na praça da Matriz, onde uma grande estrutura foi montada para receber os fiéis e a população que comparece em grande número para prestigiar a festa do santo casamenteiro.

Realizada desde os anos 40 por iniciativa do fundador de Barra do Garças, Antônio Cristino Cortes, a festa se tornou uma tradição no município e a cada ano se renova com uma extensa programação que começa a trezena de Santo Antônio, leilão de prendas, apresentações culturais, um moderno parque de diversões com novas atrações, e praça de alimentação com barracas com comidas típicas da região.

Segundo o coordenador do evento, Irineu Alves de Oliveira, além da cavalgada de abertura pela manhã, o evento contará com a presença do prefeito Roberto Farias e do senador Wellington Fagundes, o secretário estadual de Trabalho e Assistência Social, Max Russi, vereadores, secretários e autoridades no período noturno, declarando a festa aberta oficialmente.

“Como acontece há 66 anos, a Festa de Santo Antônio é voltada para a família barra-garcense, que se reúne anualmente para celebrar o santo padroeiro da cidade e manter viva uma tradição que teve início com o fundador do distrito que deu origem a Barra do Garças. Todos estão convidados para festejarmos Santo Antônio”, destacou.

A festa inicia nesta sexta e se encerra no dia 13, data consagrada a Santo Antônio, com uma processão com saída na Catedral Nossa Senhora da Guia até a igreja Matriz, as 17 horas.