Barra do Garças apresenta o melhor índice de segurança de Mato Grosso

Assessoria/Araguaia Notícia

O município de Barra do Garças apresentou o índice mais positivo de percepção da segurança pública local, entre as cidades analisadas pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal, da SESP, em 2017. Foram ainda estudados os municípios de Sinop, Rondonópolis, Cáceres e Cuiabá, todas cidades regionais de polícia e núcleos de RISP (regiões integradas de Segurança Pública).

O estudo baseou-se em pesquisa qualitativa com questionários destinados à população local, observando número de habitantes, situação geográfica e tendências de criminalidade.

A conclusão da pesquisa revelou que Barra do Garças apresenta os melhores índices de confiabilidade da população nas instituições de segurança pública, bem como nos serviços oferecidos e na sensação de segurança; tudo proporcionado pelo atendimento e resposta à população, desde o acionamento ou recepção, até a resolução do crime, prevendo-o e repreendendo-o.

Fato posto que os índices de criminalidade na Regional superaram as metas previstas pelo governo em 2017 (redução de 5% ao ano), tendo queda de 38% nos crimes de homicídio e de 33% nos crimes de roubo. Registrou-se ainda a constância no crime de furto, com decréscimo entre os anos de 2013-2017; furto a veículo com leve aumento entre 2016-2017; e a mínima, quase nula, incidência do crime de roubo a veículo na região.

Faz importante apontar a preocupação da sociedade local com o tráfico de drogas, com a entrada de grupos criminosos pela fronteira com Aragarças/GO e o incômodo com a prostituição, possivelmente apoiada pelo turismo incipiente da região.

Quanto à produtividade das Unidades de Polícia Judiciária Civil, em 2017 registrou aumentos nos Inquéritos Policiais instaurados (21%) e relatados (11%), em comparação ao ano anterior.

Ainda, em 2017, foram presas 1046 (um mil e quarenta e seis) pessoas, em flagrante ou mandado de prisão, tendo esta Regional de Polícia participado de 87 (oitenta e sete) operações integradas ou institucionais (computa-se cada operação para cada cidade pertencente a RISP 05, o que dá a média de uma participação por mês de cada Delegacia, em alguma das operações deflagradas), mobilizando, ao todo, 350 (trezentos e cinquenta) policiais civis.

Os resultados obtidos são em virtude do empenho e esmero de cada servidor da Regional de Barra do Garças, com dedicação diária, zelando pelo bom nome da instituição de Polícia Judiciária Civil, buscando assegurar a ordem pública, e em defesa da paz social.

O delegado Adriano Alencar, titular da 1ª DP, destaca também o apoio de instituições co-irmãs e parceiras nos resultados positivos alcançados e o excelente trabalho prestado pelo delegado Adilson Gonçalves no comando da regional da Polícia Civil de Barra do Garças.