Simpatizantes de Lula fazem vigília em praça de Barra por audiência do triplex

Militantes do PT, da Frente Brasil Popular/Araguaia, e simpatizantes do ex-presidente Lula realizam nesta manhã (24), na praça dos Garimpeiros, no Centro de Barra do Garças, uma vigília em apoio ao petista que enfrenta processo de julgamento no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre (RS).

O TRF4 decidirá se Lula é culpado no caso do tríplex do Guarujá, que seria fruto de propina da empreiteira OAS. Mesmo negando, o ex-presidente já foi condenado em primeira instância de Curitiba, pelo juiz Sergio Moro, a nove anos e meio de prisão. Caso a sentença seja mantida, Lula pode ficar inelegível.

O ato em “Defesa da Democracia, da Justiça e do Direito de Lula se candidatar” reuniu cerca de 20 manifestantes com faixas e panfletos com os dizeres “eleição sem Lula é fraude”. A manifestação seria realizada em frente à Justiça Federal, na região do Porto Baé, porém, por uma questão estratégica, foi transferida para a praça central, onde se realiza a maioria dos atos políticos em Barra do Garças.

Segundo o ex-vereador Odorico Ferreira Cardoso, o professor Kiko, o ato foi uma forma encontrada para se solidarizar com o ex-presidente Lula e defender que não existem provas contra ele. “Já pegou gente com mala, gente dizendo que ia matar o outro e, no entanto, não aconteceu nada. Não se julga e manda alguém para cadeia apenas por convicção. É preciso ter provas, é o que diz o direito. Sem provas não existe crime”, enfatiza.

Por ser um dia de semana, de acordo com os organizadores, muitas pessoas deixaram de comparecer ao ato pela questão do trabalho, porém, a vigília procurou mostrar que o ex-presidente está sendo “vítima de uma grande injustiça”.

Oposição

Além dos simpatizantes pró-Lula, dois militantes do Movimento Jovem do PSDB protestaram no mesmo local com dois cartazes pedindo a condenação e a prisão do ex-presidente.

Embora o ato tenha sido pacífico, a Polícia Militar destinou cerca de 20 homens para a praça dos Garimpeiros. (Francis Amorim/RDNws)