Expedição percorrerá os rios Garças e Araguaia no feriadão
Agora MT
Entre os dias 28 de abril e 1° de maio de 2018, será realizada a 5° expedição do Vale do Garças. Neste ano o evento contará com aproximadamente vinte barcos, onde cerca de 50 amigos que moram nas cidades de Rondonópolis, Guiratinga, Alto Garças e Tesouro, embarcam em uma aventura pelos Rios Araguaia e Garças, com o objetivo de conhecer e preservar as belezas naturais.
De acordo com o organizador, Marcelo Teodoro Mesquita Oliveira, a ideia surgiu em 2014 em uma conversa entre ele, seu pai e um amigo.” Decidimos descer o Rio Garças e desbravar, pois, ficamos sabendo que ninguém havia feito isso, o pessoal falava que tinha cachoeira, então fomos descobrir e foi uma maravilha. Chegando em Barra do Garças decidimos subir o Rio Araguaia até Torixoréu, pegamos gosto pela aventura e no ano seguinte chamamos alguns amigos e de lá para cá, o pessoal só vem fidelizando mais na expedição, hoje já chamamos de família Vale do Garças”, contou.
A aventura terá duração de quatro dias, os amigos aproveitam a viagem para retirar das margens e das águas dos rios, lixos que são encontrados pelo curso. “Tudo que nós vemos de lixo, nós paramos e pegamos, é uma conscientização. Inclusive no primeiro ano eu achei estojo de vacina de aftosa, muitas garrafas, sacolas rodando. No último ano quando chegamos em Barra do Garças tiramos quatro sacos de lixo”, diz organizador.
A novidade na expedição deste ano é que além da limpeza nos rios, os amigos realizarão a soltura de alevinos durante a viagem. Uma forma de contribuir para a preservação de algumas espécies de peixes. A viagem terá um percurso de cerca de 300 quilômetros por água, e contará com alguns pontos de apoio aos participantes.
É a 1ª vez do advogado Danilo Rodrigues e do Antônio Paulo dos Santos, ambos moradores de Rondonópolis, e a expectativa está a 1000. ” A minha expectativa é muito grande, eu sempre desço no rio Garça e achei interessante participar com eles, eu acolhi essa aventura lembrando que é uma maneira de conscientização e ajudar ao meio ambiente. Eu já comprei meus sacos de lixo para a coleta”, disse o advogado.
Já para Antônio, conhecido por ‘Neto de Manutenção’, a preocupação além dos lixos é com os preparativos para a aventura. “Hoje eu já estou nos últimos preparativos, comprando capa de chuva, camisa longa pantaneira, cadeira de alumínio para o barco, colete salva vidas, barraca, colchonete, uma lona para auxiliar, será uma grande aventura, no 1º dia já vamos andar 5h de caminhão até chegar no local, estou ansioso”, pontuou.
A expedição sairá de Torixoréu no dia 28 de abril, às 7h, o percurso segue por Barra do Garças, e a 1ª primeira parada será para dormir na cidade de General Carneiro.
No dia 29, a equipe sai de General Carneiro, atravessa o rio e a programação é dormir no Biongo uma corrutela antiga de Garimpo, como era o Cassununga (antigo povoado e distrito de Tesouro).
A 3ª noite (30) e a última (1º) as equipes ainda terão muito trabalho para finalizarem o objetivo. “No dia 30, a equipe dorme em Tesouro e no dia 1° de maio a gente acorda, passa em Tesouro às 9h, chega na Coréia (Vila Nova), Distrito de Guiratinga às 10h, onde será encerrada mais uma expedição Vale do Garças.
O encerramento da expedição no dia 1º de maio, contará com um almoço e um baile para os participantes.