Jornalista que atuou em Barra do Garças exporta solidariedade para a Cidade do Cabo, na África do Sul

RDNews

jornalista campo-grandense, que atuou nos anos 2000 em Cuiabá e em Barra do Garças, Safiya Beatriz, 46, foi pauta no programa Jornal das 10, do canal de TV por assinatura Globonews. A reportagem mostra o projeto Food4homeless, ou comida para sem tetos, em tradução livre. A ação foi idealizada pela brasileira e vem sendo realizada há 3 anos todas as quintas, na Cidade do Cabo, na África do Sul, onde vive há seis anos.

O projeto teve início na época do inverno com doação de sopa e cobertores. “Alimentamos 300 pessoas toda quinta. Os voluntários vêm pra minha casa, organizamos as doações e vamos para as áreas centrais onde tem moradores de rua”.

O grupo é formado por brasileiros, angolanos, portugueses, e sul-africanos.

Durante o mês de dezembro, por conta das festividades do Natal, o projeto ganha força e o grupo de voluntários chega a 30 pessoas.

Safiya Beatriz se converteu ao Islamismo há 10 anos e mesmo não comemorando mais esta data, leva comida, roupas e carinho aos moradores de ruas da Cidade do Cabo. “Como mulçumana não celebramos o Natal, mas os moradores de rua, sim. Então para eles, é um momento bastante aguardado”, conta.

A casa onde vive com o marido e a filha de 3 anos fica lotada de doações e voluntários que auxiliam Beatriz a preparar as refeições e as doações, como roupas, salgados e sabonetes.

A desigualdade é algo que ela já conhecia no Brasil, mas para ela na África é mais gritante. “No Brasil existe mais apoio. Aqui as pessoas cavam buracos no chão para poder dormir. É uma miséria gritante”, reflete.

“Me sinto realizada, fica feliz por Deus ter me dado esta oportunidade”.