Atletas de Barra do Garças ganham Ouro na etapa Centro-Oeste da Copa Brasil de Cross Country

Com três medalhas, campeões vão disputar Campeonato Nacional no mês de março

 

SECOM-BG

 

No último domingo (20), a equipe da Associação de Atletismo de Barra do Garças (MT) conquistou três medalhas de Ouro na etapa regional da Copa Brasil de Cross Country. A competição aconteceu na cidade de Bonito (MS) e os vencedores vão disputar a etapa Nacional no dia 13 de março, na cidade de Serra (ES).

Nessa modalidade de atletismo, as corridas são realizadas em terrenos com obstáculos naturais, como pedras, raízes e irregularidades na superfície, podendo ser realizadas em trilhas. A competição é dividida entre as categorias adulto, sub-20 e sub-18, todas separadas por gênero.

Os jovens Jânio Gonçalves (18), Francielly Marcondes (18) e Manuel Tsiwario (16), levaram as medalhas de Ouro para casa pelas categorias Sub-20 masculino, Sub-20 feminino e Sub-18 masculino, respectivamente.

A equipe, que representa Barra do Garças e Mato Grosso na competição, visa a vitória na etapa Nacional, que resulta na convocação para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano, que esse ano será realizado na cidade do Rio de Janeiro.

O educador físico, vice-prefeito de Barra do Garças e técnico da equipe de atletismo, Sivirino Santos, conta que os atletas barra-garcenses já possuem um histórico de conquistas de Ouro, não apenas em etapas regionais, mas também em campeonatos nacionais, campeonatos Sul-Americanos e Campeonatos Mundiais.  “Temos 4 títulos brasileiros de Cross Country e já estivemos em Mundiais na Polônia, na China, na Suíça, na Dinamarca e na Colômbia”, lembrou o técnico, que em 2019 foi treinador-chefe da seleção brasileira de Cross Country.

Sivirino pontuou ainda que para chegar até o Campeonato Mundial a equipe precisa acumular medalhas de Ouro nas etapas anteriores.

Em entrevista, Sivirino destaca a preparação que tem feito com Manuel Tsiwario, atleta de 16 anos e indígena da etnia Xavante que compõe a equipe medalhista. “Nesse regional levei apenas os atletas com condições de ganhar o Nacional, mas Manuel mesmo sendo novo, está adquirindo experiência para  que seja sucessor de Jânio no Sub-20”, completou.