Olimpiada Cultural Xavante reúne 80 times de futebol indígena em sua programação em Barra do Garças
O evento, inédito na história do município e região, reúne 80 times de futebol indígena
⚽🥅🛖
Nesta quarta-feira (6), a Prefeitura Municipal de Barra do Garças iniciou a entrega dos uniformes para os jogadores indígenas que participam da Olimpíada Cultural Xavante, que inclui um campeonato esportivo de futebol entre as aldeias da terra indígena São Marcos. Cerca de 80 equipes esportivas indígenas participarão do evento, com seleções feminina e masculina.
Os jogos acontecem em cinco aldeias da região e começaram na ultima quinta-feira, 7, e duram até o dia 19, quando acontece a grande final, na Aldeia São Marcos.
O evento de encerramento da Olimpíada deve contar com apresentações culturais e será prestigiado por autoridades municipais e estaduais, como o Prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves, e a primeira-dama do Estado de Mato Grosso, Virgínia Mendes, além de vereadores e convidados.
A entrega dos uniformes foi realizada pessoalmente pelo prefeito Dr. Adilson Gonçalves, que esteve na sede da aldeia São Marcos, acompanhado da Primeira-dama do município, Leila Batista, do secretário de Esportes, José Salamoni, do coordenador de eventos, Elcio Mendes, além das autoridades indígenas presentes. Um total de 60 uniformes foram entregues pela administração municipal.
O cacique da aldeia São Marcos, Robson Tsub a Tsere Ura, considera o evento como um marco histórico para a terra indígena São Marcos, pois simboliza a conquista de visibilidade por parte dos povos originários perante os investimentos esportivos da esfera municipal e estadual. “É importante e único porque é a primeira vez na história dessa terra indígena e vai ajudar as gerações novas a ficar longe de bebidas, por isso agradeço muito”, completou o líder indígena.