Pronto-socorro da Barra adota medida de acolhimento para atender cidadãos

O atendimento de pacientes no Hospital e Pronto-Socorro Milton Morbeck, em Barra do Garças, será por Acolhimento com Classificação de Risco. A medida atende portaria do Ministério da Saúde, com o objetivo de atender os casos com maior gravidade.

Atualmente, não existe este fator e predomina-se a ordem de chegada, com exceção de urgência e emergência. Segundo a secretaria municipal de Saúde, os pacientes que chegarem à emergência do pronto-socorro passarão por uma avaliação de um enfermeiro, que classificará a gravidade por meio de uma cor. Serão adotadas quatro cores como critério de atendimento.

A cor vermelha representará atendimento imediato (casos graves com risco de morte); a amarela urgência predominância de até 30 minutos para o acolhimento (não considerado emergência, que pode aguardar os mais graves); o verde, caso de pouco risco e que pode esperar até duas horas; e a cor azul que representa os casos simples em que o paciente terá uma previsão de atendimento até quatro horas.

“A implantação do Acolhimento com Classificação de Risco no pronto-socorro visa melhorar o atendimento, com prioridade para as ocorrências mais graves”, disse a secretária de Saúde, Mariza da Silva, que aconselhou a população a procurar uma unidade básica de saúde para casos de prevenção, por exemplo. (RDNews com Assessoria)