Temporada Araguaia fomenta venda de peças moda praia em Goiânia
Jornal Opção
Com a chegada da tradicional temporada do Rio Araguaia, lojistas que trabalham com o setor modista em Goiânia comemoram o aumento das vendas. “Para nós este mês de julho pode ser considerado como o Natal”, afirma a lojista do Estação da Moda Shopping, Olinda Macário. “Registramos um crescimento de até 40% nas vendas”, completa.
Ela, que é proprietária de uma loja especializada na venda de peças moda praia, explica que os compradores atacadistas que trabalham em cidades turísticas como Pirenópolis, Aruanã, Aragarças, Caldas Novas, Rio Quente e outras fora do Estado, “vêm logo no começo de junho para fazer estoque”. “Eles vendem muito para as famílias que aproveitam o período de férias escolares e viajam para as cidades turísticas”, alega.
Segundo a proprietária, no mês de julho o movimento maior fica por conta do chamado “atacarejo”. Trata-se de um movimento protagonizado por compradores levam um número maior de peças para aproveitar o preço de atacado.
A dona de casa Maiza Batista, por exemplo, veio de Serranópoli – município próximo a cidade de Jataí -, com destino à Caldas Novas. Durante sua passagem pela Capital, ela aproveitou para levar algumas peças: “Olhei a vitrine e encontrei o que queria, biquíni neon e saídas de praia. Bati o olho e gostei”. Ela também comprou um maiô, uma saída de praia e uma canga.
Cores neon
Moda na década de 80, os tons neons e fluorescentes estão de volta desde o último verão. Cores pink, amarelo limão e laranja são símbolos de irreverência e ganham cada vez mais protagonismo nesse período de férias. A tendência também pode ser encontrada nos acessórios como sandálias, óculos, brincos e pulseiras fabricadas na mesma tonalidade.
“Também dá para aproveitar essas mesmas peças em outras ocasiões. Com a parte superior do biquíni e adicionando uma saída de praia longa ou pantalona é possível compor um visual sofisticado que pode ser usado em locais como restaurante à beira da praia, por exemplo”, sugere a vendedora Sueli Silva.
Ela explica ainda que devido a essa proposta as saídas de praia estão entre as mais requisitadas, com destaque para os modelos fechados, “estilo Kimono”: “Eles possibilitam combinações com várias peças”.
Líder de vendas
As vendas são lideradas pelos biquínis e maiôs. Quanto à moda praia masculina, a vendedora destaca a preferência por sungas no modelo box e camisetas UV – peças de manga longa com fator de proteção solar. Ela garante, ainda, que sutiãs cortininha, com amarra no pescoço e nas costas estão também entre os mais vendidos.
Quanto aos maiôs, eles trazem novas modelagens. As peças, segundo ela, estão com design cada vez mais modernos. “O mais procurado tem sido o gladiador com laterais em tiras e decote generoso. Eles podem ser usados como maiô ou body e valorizam muito as curvas do corpo feminino”, destaca.