Barra do Garças recebe o certificado do Mapa do Turismo Brasileiro; Prefeito comemora

Secom-BG

Barra do Garças está inserida no Mapa Brasileiro do Turismo 2019/2021. O documento foi assinado pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio e pelo secretário Nacional de Estruturação do Turismo, Robson Napier Borchio. Além desse certificado, o Ministério do Turismo reconheceu também o Conselho Municipal de Turismo, que a partir de agora, está inserido no Sistema de Informação do Programa de Regionalização do Turismo.

Os certificados foram apresentados nesta segunda-feira (16), durante reunião ampliada no gabinete do prefeito Roberto Farias, com a participação de secretários, vereadores, membros do Conselho Municipal de Turismo e empresários do trade turístico de Barra do Garças. Os documentos certificam que o município faz parte do roteiro nacional do turismo e apto a receber recursos de linhas de financiamentos para o setor, desde o município ao empresário que queira ampliar os seus negócios.

O prefeito Roberto Farias destacou o recebimento dos certificados pelo município. Segundo ele, o turismo é uma área muito complexa e reúne pormenores para serem atendidos. “Não depende apenas do poder público, mas também dos empresários acreditarem nesse projeto. Tivemos que cadastrar todos os equipamentos turísticos da nossa cidade, realizar o georreferenciamento, mapeamento dos pontos turísticos, liberar aeroporto que estava interditado e atender outros requisitos. Tudo foi preciso para que recebêssemos esse certificado que é um sonho de praticamente todas as cidades do Brasil”, enfatizou.

Para a secretária de Turismo, Mônica Porto, os certificados demonstram que o Ministério do Turismo passou a enxergar Barra do Garças como uma cidade turística. “É uma forma que o Ministério encontrou para direcionar os investimentos para os municípios que possuem potencial turístico na visão dos técnicos responsáveis pelo setor. Seguimos todos os passos necessários, desde um conselho e um fundo atuantes, ou seja, realizamos um inventário turístico de Barra do Garças para atendermos as condições, desde o mapeamento das cachoeiras a criação do Plano Municipal de Turismo aprovado pela Câmara de Vereadores, ou seja, fizemos a nossa parte e fomos recompensados”, destacou.

Com os certificados recebidos nesta segunda, a Secretaria Municipal de Turismo pretende agora acelerar a implantação do Programa Paraíso das Águas com o objetivo de explorar as propriedades rurais com atrativos para serem transformadas em produtos turísticos.