Motoristas denunciam que índios cobram pedágio na BR 158, antigo Posto da Mata

Diversas denúncias chegaram a redação do Agência da Notícia nos últimos dias. Em todos os casos motoristas relatando que diversos índios bloqueiam provisoriamente a BR 158 no antigo Posto da Mata para a cobrança de pedágio.

Os valores cobrados seriam de R$ 100 para caminhões e R$ 50 para veículos de passeio. Para evitarem confrontos e problemas com a Polícia Federal os índios mudam o horário dos bloqueios ao longo dos dias. Em média, segundo os denunciantes, eles montam o pedágio por cerca de três horas por dia, utilizando cordas e pedaços de madeira para bloquear a rodovia.

Enquanto alguns índios se aproximam dos motoristas outros ficam nas margens da rodovia armados com arcos e flechas. A Polícia Federal não confirmou a existência dos pedágios, mas irá investigar o caso. Em todas as denúncias que chegaram a redação do Agência da Notícia os motoristas pediram sigilo, com medo de serem identificados e sofrerem represálias ao passarem pela reserva indígena da Suiá Missú. (Agência da Notícia)