Após cirurgia no intestino, cacique Raoni deixa UTI em São Paulo
Reprodução
Segundo boletim médico, cacique está sem febre, respirando normalmente e com a função renal normalizada
Na quinta-feira (25), o cacique Raoni Metuktire deixou a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São Paulo, ligado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Na unidade, ele se recupera de uma cirurgia de desobstrução intestinal, realizada no dia 20 passado.
Leia também:
Cuiabá tem alta de 153% de casos de gripe e alerta para baixa vacinação
O líder indígena, que tem 94 anos, segue internado em observação.
Segundo boletim médico, ele está sem febre, respirando normalmente e com a função renal normalizada.
Raoni foi transferido para São Pauloa no dia 19 de junho, depis de seis dias internado no Hospital Dois Pinheiros, em Sinop (503 km ao Norte de Cuiabá).
Ele chegou ao Hospital São Paulo com quadro de obstrução intestinal, desidratação e pneumonia aspirativa.
A cirurgia foi considerada bem-sucedida pela equipe médica e ocorreu sem complicações.
O procedimento foi feito por meio de uma técnica minimamente invasiva, indicada para normalizar o trânsito intestinal e restabelecer a passagem dos alimentos.
A obstrução estava relacionada a uma suboclusão gastrointestinal agravada por uma hérnia diafragmática antiga, causada por um acidente ocorrido há mais de 25 anos.
A condição alterou a posição do estômago, intestino e fígado, deslocando parte desses órgãos para a região do tórax.
Raoni permaneceu na UTI em observação clínica, antes de intrenação, com uso de antibióticos e tratamento de suporte
Reconhecido internacionalmente pela defesa dos povos indígenas e da preservação da Amazônia, Raoni é uma das principais lideranças indígenas do país.

