8 mil policiais serão capacitados para proteger 450 vítimas de violência em Barra do Garças

Oito mil policiais militares de Barra do Garças serão capacitados para atuar na proteção ostensiva de mulheres vítimas de violência que estão sob medida protetiva da Justiça. Os policiais integrarão a “Patrulha Rede de Frente”, que, a partir de março, terão uma viatura caracterizada e estrutura de telefonia para receber chamadas urgentes. O treinamento será realizado entre 29 deste mês a 2 de fevereiro. A ação é uma parceria da Defensoria Pública do Estado com a PM.

urante a capacitação, os policiais receberão informações sobre gênero e a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), que cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Os PMs conhecerão o histórico de trabalho da Rede de Enfrentamento à Violência contra Mulher, o trabalho da Patrulha e as bases do policiamento comunitário.

A capacitação é a última etapa da formação para que coloquem o projeto em prática de forma experimental, por um mês, antes do lançamento oficial, programado para o dia internacional da mulher, em 8 de março.

Para a coordenadora do Núcleo da Defensoria Pública de Barra, Lindalva de Fátima Ramos, idealizadora da Rede, essa equipe é o elemento que faltava para garantir segurança das mulheres que já tinham recebido o apoio da Justiça, dos serviços de assistência social e outros, mas ainda se sentiam inseguras quanto à manutenção de sua integridade física. “Eles (os policiais) terão um celular e atuarão durante todo o dia de forma ostensiva, preventiva e com orientações”, explica.

alará sobre a Lei Maria da Penha, na terça (30), por duas horas. “Vamos explicar a legislação, pois eles terão que fazer uso dela diante do agressor e mesmo para identificar em que situações poderão atuar. O trabalho dessa equipe será focado na orientação, no atendimento humanizado”, ressalta a defensora.

Rede

A Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher foi criada em 2013 e é composta por mais de 20 órgãos e instituições que trabalham para orientar, capacitar e coibir a violência contra a mulher. Trabalha a partir de cinco eixos: Eixo I – Rede de atenção/proteção social na violência doméstica; o II – Aplicação humanizada do procedimento legal; Eixo III – Educação Permanente dos agentes sociais; Eixo IV – Núcleo acadêmico de pesquisa; Eixo V – Prevenção e sensibilização social. (RDNews com Assessoria)