PF conduz 1 coercitivamente em Pontal do Araguaia em ação contra roubo de cargas

A Polícia Federal cumpriu nesta quinta (10), em Pontal do Araguaia, mandados de condução coercitiva, e busca e apreensão na deflagração da Operação Hicsos II, realizada em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal, contra ações de uma organização criminosa formada por empresários e agentes políticos que davam suporte financeiro ao roubo de cargas em diversas cidades do Brasil.

Os mandados foram cumpridos pela Delegacia da PF de Barra do Garças, sob a coordenação do delegado Rafael Valadares. Cerca de 40 policiais da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar de Goiás com o apoio do Ministério Pùblico de Goiás (MPGO), cumpriram 91 mandados judiciais, sendo 40 de prisão. A pessoa alvo do mandado de condução em Pontal do Araguaia foi conduzida para Goiânia, centro da operação.

Os mandados foram cumpridos em Goiânia, Anápolis, Guapó, Luziânia, Piracanjuba e Trindade todas em Goiás e Brasília (DF); Pontal do Araguaia; Araguari (MG); Mandaguari (PR); Itajaí (SC).

De acordo com a Polícia Federal, as ações de investigação desenvolvidas na Operação Hicsos I levaram os investigadores a identificar os financiadores do crime de receptação. Empresários do ramo de comércio e até agentes políticos estão envolvidos. Segundo a PF, o prejuízo causado até o momento gira em torno de R$ 30 milhões.

Entre os presos está uma suplente de vereadora acusada de lavar dinheiro para integrantes da organização criminosa. Os policiais identificaram seu envolvimento com o grupo de roubo a cargas por intermédio do marido, preso na primeira fase da operação.

Durante as investigações, os policiais já haviam prendido 30 pessoas, retirado de circulação 15 armas de fogo, apreendido 15 veículos roubados e recuperado mais de R$ 500 mil em cargas roubadas.

Um dos integrantes do grupo se encontra foragido. Os policiais suspeitam que ele esteja na Inglaterra e vão solicitar apoio às autoridades daquele país e à Interpol para realizar a prisão.

Hicsos I

Na primeira fase da operação, pelo menos 104 envolvidos foram presos pelo envolvimento com roubos de carga. Os criminosos abordavam veículos em rodovias de todo o país, utilizando-se de falsas barreiras.

O grupo avaliava a carga de cada caminhão parado e, quando se deparava com uma de alto valor, anunciava o assalto. Além disso, para facilitar a ação, os criminosos utilizavam equipamentos de alta tecnologia com o intuito de evitar o rastreamento do veículo. (RDNEWS Com Assessoria)

336x280ad

Posts Populares