Integrantes do MLT fecham BR-158 em protesto pela reforma agrária no país

Integrantes do Movimento de Luta pela Terra (MLT) bloqueiam, desde às 7h desta segunda (19), o km 757 da BR-158, entre Barra do Garças e Nova Xavantina, na região Leste do Estado. O movimento faz parte da jornada nacional em busca de reforma agrária e justiça social no campo, o “Carnaval Vermelho”, deflagrado em 24 Estados e no Distrito Federal.

A rodovia, principal via de escoamento da produção regional, deve ficar interditada até quinta (22), tempo de duração do movimento. O bloqueio será de forma intercalada, com início às 7h e desbloqueio às 11h e das 13h às 17h. Cerca de 400 famílias estão no local com barricadas que impedem o fluxo normal de veículos. Apenas ambulâncias, carros oficiais e o transporte escolar estão liberados.

Segundo o coordenador nacional do MLT, João Batista Pereira da Silva, o ato é pacífico, no entanto, necessário para chamar a atenção do governo federal para a situação de centenas de famílias que aguardam pela terra e esbarram nos trâmites burocráticos do próprio governo.

“Na região do Araguaia queremos agilidade no cadastramento e reconhecimento das famílias acampadas na fazenda Eldorado que estão ocupando uma área de conflitos. Além disso queremos trazer o Incra e o Ministério Público Federal (MPF) para a discussão das pautas”, ressalta o coordenador. Além da BR-158, o MLT ocupou também a sede da Superintendência Regional do Incra, em Cuiabá.

PRF

A 8ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Barra do Garças, encaminhou ofício ao coordenador do MLT não reconhecendo o movimento deflagrado nesta segunda. Segundo chefe do órgão, Cristiano Silva, o ato ocorre apenas na BR-158 com transtornos à população que trafega pela região.

O chefe da delegacia encaminhou ofício também ao Ministério Público Federal e aguarda uma posição da Justiça sobre a questão, já que a própria PRF não pode determinar a liberação da pista. “Estamos acompanhando a situação no aguardo de uma decisão judicial”, informa. (FA/RDNews)