Balanço das eleições em Goiás: 7 ocorrências policiais e 17 urnas substituídas

Na manhã deste domingo, 2, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás (TRE-GO) concedeu entrevista coletiva em que fez o balanço das eleições até o momento. Segundo Frank Ribeiro, secretário de Tecnologia da Informação do TRE-GO, o pleito transcorre dentro da normalidade esperada, e as irregularidades registradas até o momento não são preocupantes. 

Sete ocorrências policiais foram registradas por motivos eleitorais – sendo que seis geraram Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCOs). Em um caso ocorrido na noite do sábado, 1, em Anápolis, houve denúncia de compra de votos. A Polícia Militar apreendeu os materiais e o suposto autor do crime (Art. 299 do Código Eleitoral) e o conduziram para depor na delegacia da Polícia Federal. 

Em outra ocorrência, na manhã deste domingo, 2, no município de Senador Canedo, houve derramamento de santinhos. A maior parte das ocorrências, entretanto, consiste na desobediência da lei seca por parte dos donos de estabelecimentos localizados nos municípios onde o juiz eleitoral decretou a norma. A Polícia Militar mobilizou cinco mil policiais, distribuídos em 2.442 locais de votação.

Já é dia 03 na Nova Zelândia

Frank Ribeiro comentou ainda a votação de brasileiros em países estrangeiros. Com votação encerrada na Nova Zelândia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve 73% dos votos dos 448 votos de brasileiros que votaram naquele país. Segundo o secretário do TRE, essa informação não é oficial, mas um dado divulgado na internet a partir da divulgação individual dos boletins de urna.

“Este é um dado divulgado na internet que não é oficial, ou seja, não foi processado pelos tribunais eleitorais”, afirmou Frank Ribeiro. “É um dado publicado na internet e que então roda o mundo, mas ainda não é uma divulgação oficial. O TSE tem os dados oficiais represados em seus sistemas na Nova Zelândia, e esses votos serão totalizados a partir das 17h, com os dados dos demais boletins de urna emitidos no Brasil”.



Jornal Opção