Em troca de comando, Caiado destaca atuação da PM na redução de crime nas divisas de Goiás
Como antecipou o Jornal Opção, o tenente-coronel Edson Luís Souza Melo, o coronel Edson Raiado, assumiu o Comando de Operações de Divisas (COD), nesta quinta-feira, 9, substituindo o tenente-coronel Paulo Henrique Ribeiro. Durante a troca de comando, o governador Ronaldo Caiado (UB) ressaltou a atuação dos policiais militares no combate ao crime nas divisas de Goiás com os outros estados.
O COD é uma polícia especializada que atua no enfrentamento preventivo e repressivo de ações criminosas nas divisas do estado. Para se ter ideia, segundo o último balanço da Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), em 2022, o comando apreendeu 11 toneladas de drogas.
“Eles fazem o primeiro enfrentamento, são os primeiros a proteger as divisas de Goiás”, destacou Caiado. Ele recordou a repressão do COD aos crimes que ficou conhecido como o Novo Cangaço, que passou a não ter mais registros em Goiás desde 2019.
“Nossas forças de segurança não se ajoelham para a criminalidade”, salientou o governador, pontuando que houve investimentos pelo governo estadual na estrutura da Polícia Militar e a integração entre as polícias para garantir a eficiência no combate ao crime.
Caiado participou do evento na companhia da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, a primeira-dama Gracinha Caiado.
O Secretário de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), coronel Renato Brum, determinou para o novo comando maior redução nos índices de criminalidade. Ele destacou que o trabalho de parcerias com as polícias da União tem sido bastante eficazes. “O COD, em parceria com a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, é responsável por apreensões substanciais no estado”, frisou. No ano passado, os policiais apreenderam mais de 11 toneladas de drogas, além de 208 veículos, 97 armas de fogo, R$ 2 milhões em cargas e 9,8 milhões de cigarros contrabandeados.
Perfil do novo comandante
O tenente-coronel Edson Luís é formado em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira e entrou na PM em 2012. Ele ficou bastante conhecido na coordenação do grupo para a captura do criminoso Lázaro Barbosa, em junho de 2021, em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal.
“Voltamos com força total em 2023 para que nós possamos operacionalizar aquilo que nós temos na nossa doutrina de COD, que é o trabalho preventivo, ostensivo e repressivo às nossas divisas para trazer tranquilidade para o povo goiano”, disse o novo comandante.