“Covarde! Nikolas não tem coragem de fazer aquele discurso na minha frente”, diz deputada trans

A deputada federal trans Duda Salabert (PDT-MG), em entrevista ao site Metropoles, nesta quinta-feira, 9, afirmou que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) não tem coragem de fazer na frente dela o mesmo discurso feito no Dia Internacional da Mulher no plenário da Câmara dos Deputados. “Covarde! Nikolas não tem coragem de fazer aquele discurso na minha frente”, enfatizou. “Eu desafio o Nikolas Ferreira a fazer esse discurso quando eu estiver lá [no plenário]”, reforçou.

Salabert comentou que nenhuma política ideológica séria endossa qualquer tipo de violência contra travestis e transexuais. “Se você é conservador, a base do conservadorismo é o respeito às instituições, às leis do país e no entendimento da Corte Suprema do Brasil, o STF, a transfobia é um crime inafiançável. Então quem é conservador tem que respeitar e endossar o que o STF diz”, argumentou.

“Se você é liberal, a base do liberalismo é o respeito às identidades e as escolhas individuais. Então, eu tenho o direito sobre o meu corpo. Também não justifica o preconceito contra travestis e transexuais”, salientou.

“Se você é religioso, a base de todas as religiões é o amor e o respeito ao próximo. E se você é progressista, a base do progressismo é dá visibilidade aos grupos historicamente apagados. Então nenhuma ideologia justifica a violência contra nós”, justificou.

Travestis na Câmara dos Deputados

Segundo a parlamentar, apenas grupos ligados ao fazismo e ao nazismo promovem ódio contra as pessoas. “Infelizmente, [eles] infiltram ainda na estrutura de poder do Brasil, mas que estão perdendo politicamente, com a vitória de Erika Hilton [deputada federal trans do PSOL-SP] e com a minha vitória”, pontuou.

“Duas travestis no coração da política brasileira é mais do que uma vitória eleitoral, é mais do que uma vitória política, é uma sinalização de como o Brasil quer justamente alargar a democracia com grupos historicamente apagados”, ressaltou.



Jornal Opção