Kajuru critica casos de violência nas escolas e nos estádios
O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) demonstrou preocupação com o aumento dos casos de violência nas escolas e nos estádios. Em pronunciamento na tarde de hoje, 27, o parlamentar lamentou o episódio da professora que morreu, na manhã desta segunda, após ser esfaqueada por um aluno em uma escola estadual na zona oeste de São Paulo.
A intolerância tomou conta de todos nós? Nós brasileiros estamos nos tornando reféns definitivos do ódio? Desaprendemos de lidar civilizadamente com as frustrações? Somos incapazes — os adultos — de dar bons exemplos aos jovens adolescentes e crianças? Há muitos porquês a serem respondidos e o Poder Legislativo pode, sim, contribuir cada vez mais, promovendo amplos debates”, afirmou.
Kajuru destacou projeto de sua autoria que define medidas para prevenir a violência contra profissionais da educação e prevê procedimentos a serem adotados pelos gestores (PL 5.276/2019). O texto, que estabelece procedimentos de atendimento policial e prevê medidas protetivas para os professores em caso de violência, aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ).
Futebol
O senador ainda criticou confronto ocorrido entre jogadores de futebol do Internacional e do Caxias neste domingo, 26, seguido de invasão do gramado por torcedores, incluindo um homem com uma criança no colo, para agredir os atletas.
Kajuru citou o PL 2.086/2022, projeto de sua autoria que modifica o Estatuto de Defesa do Torcedor (Lei 10.671, de 2003) para aumentar a pena do crime de promoção de tumulto, prática ou incitação de violência, ou invasão de local restrito aos competidores em eventos esportivos.