Metade de todas as empresas precisarão de profissionais da TI para gerenciamento até 2026

O mercado da Tecnologia da Informação (TI) cresceu 23,4% de crescimento em 2022, segundo Pesquisa do Mercado Brasileiro iMonitor IT, e 50% das empresas podem precisar de profissionais de TI para gerenciamento até 2026. Além da absorção dos profissionais pelo mercado, os salários são atrativos para o público que, cada vez mais, tem se especializado no ramo. 

Edjalma Queiroz, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás, é gerente de TI da Secretaria Estadual de Meio Ambientes (Semad) e professor da Faculdade Senai em Goiânia. Ele afirma: “Quando começamos na Semad com apenas alguns colegas e um computador desktop como servidor, o desafio foi implantar toda uma estrutura para desenvolver um trabalho consistente.”

Dez anos depois, foram cerca de 40 sistemas desenvolvidos pelo time, como o sistema de licenciamento ambiental IPÊ, que trouxe reconhecimento nacional à pasta, pela eficiência e economia ao Estado. “Adquirimos computadores para toda a Secretaria com recursos do Banco Mundial, criamos uma estrutura de DataCenter para suportar os novos sistemas, capacitamos funcionários e hoje temos um time forte de diversos perfis técnicos, tal como Arquitetos de Software, Desenvolvedores de Software, Arquitetos de Infraestrutura e Técnicos em Informática.”

Na pandemia, graças à equipe de TI, a Semad foi a primeira secretaria a avaliar o trabalho dos colaboradores que estavam de home office através de sistema digital, nomeado como Teletrabalho. “A satisfação de trazer soluções para os problemas da sociedade é enorme, como quando houve o acidente de Brumadinho em Minas Gerais e fomos desafiados pelos gestores a criar um sistema de segurança de barragens para Goiás”, explica.

Como formador de novos profissionais, Edjalma Queiroz, atua como professor de pós-graduação na faculdade Senai e incentiva jovens a ingressarem na carreira. Os interessados têm vários cursos tanto de graduação, como técnicos, pós-graduação e especialização na capital e também no interior do estado. ” A Faculdade Senai é uma das boas opções para uma formação técnica, além de especialização e pós-graduação na área de TI.”



Jornal Opção

336x280ad