Morte de sucuri de 6 metros em Bonito causa comoção

Uma sucuri de mais de 6 metros foi encontrada morta no fim de semana nos arredores do Rio Formoso, em Bonito (MS). A causa da morte é investigada pela Polícia Militar Ambiental —e o caso gerou comoção entre pessoas que conhecem o animal há muitos anos e suspeitam de crime ambiental.

 

O fotógrafo e documentarista Cristian Dimitrius lamentou a morte da cobra, que foi batizada de Anajulia.

 

Com 20 anos de carreira, o fotógrafo diz que a sucuri esteve presente em suas filmagens e fotos há pelo menos uma década em Bonito: “Eu já acompanhava essa sucuri há 10 anos e, depois de algum tempo, a gente começou a perceber as diferenças de cada animal, onde habitavam, onde costumavam aparecer, marcas. Nomeamos uma de Anajulia, por causa do nome em inglês anaconda”, lembra Dimitrius em entrevista ao UOL.

 

O documentarista soube da morte após guias de turismo encontrarem a cobra morta em um passeio de bote. Eles tiraram a foto, que chegou até Dimitrius.

 

A bióloga Juliana de Souza Terra confirmou ao UOL que a cobra morta é Anajulia. Ela está a caminho de Bonito. “Reconheço pela mancha da cabeça, principalmente a lista após o olho, que é grossa, dá uma afinada e forma o padrão de um coração de lado. Era o que individualizava ela. As manchas são individuais, como uma impressão digital.”

 

Infelizmente, hoje recebi a notícia de que ela foi morta a tiros e seu corpo encontrado boiando no rio Formoso. Que tristeza, que raiva! Quem teria feito um absurdo destes? Sinto que perdi uma amiga, um membro da família, um ser especial com quem passei muitos momentos especiais juntos. Só digo que isso não vai ficar assim, vamos investigar e ir atrás dessa pessoa. Ela terá de prestar contas à Justiça.

 

A morte e investigação

 

Os relatos levantam a possibilidade de crime ambiental: “A hipótese que temos é que sejam tiros, porque a pessoa que encontrou disse que havia marcas de tiros. […] Acho possível, porque há duas semanas também mataram uma outra sucuri em outra região de Bonito, cortaram até a cabeça, essa prática tem acontecido lá”, diz Dimitrius.

 

Ele diz acreditar que não foi morte natural, porque ela estava bem da última vez que a viu.

 

“Se foi tiro, a gente precisa encontrar quem fez para que seja punido, porque isso é um crime ambiental inafiançável. Isso precisa ser investigado e servir de exemplo. Muitas vezes as pessoas matam por ignorância e medo de um animal que é inofensivo para a espécie humana, não causa nada.”

 

O documentarista diz que medo e desconhecimento levam pessoas a matarem cobras como essas. “Há muita falta de educação ambiental quanto ao trato e saber lidar com esses animais e precisamos mudar isso urgentemente.”

 

Dimitrius destaca três fatores que tornam a cobra tão importante em vários aspectos: ecologicamente, porque são predadores de topo, regulam a cadeia e indicam se o ecossistema está saudável; economicamente, porque atraem pessoas do mundo inteiro para mergulho em Bonito; e na pesquisa, com cientistas que acompanham estas espécies há anos.

 

A reportagem procurou a Polícia Ambiental Militar de Bonito (MS), que informou ao UOL que uma investigação está em curso. Na tarde desta segunda uma equipe foi ao local onde a cobra foi encontrada. Uma equipe da Polícia Civil deve ser enviada para verificar se há perfuração por arma de fogo.

 

Fonte:

Mídia News