Mauro anuncia envio de R$ 50 milhões para reconstrução do RS após temporais

O governador Mauro Mendes (União) propôs nesta segunda-feira, 6 de maio, a liberação de um auxílio emergencial de R$ 50 milhões para ajudar na reconstrução da infraestrutura do Rio Grande do Sul após as enchentes que afetaram 364 municípios gaúchos, causando grande devastação no estado. Além de anunciar a doação, Mauro convocou outros Estados, empresas e entidades a também doarem recursos para a reconstrução da infraestrutura, escolas e casas.

Boletim da Defesa Civil aponta que 83 pessoas morreram devido aos temporais, 11 estão desaparecidas e há 291 feridas. Conforme o levantamento, 149,3 mil pessoas estão fora de casa, sendo 20 mil em abrigos e 129,2 mil desalojadas. Ao todo, mais de 873 mil pessoas foram afetadas pelos temporais.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

“Eu acho que esse conjunto de doações financeiras para o Estado poder recuperar a infraestrutura, recuperar ponte, recuperar estrada, recuperar prédios, casas… É um papel que o Estado vai ter que coordenar durante algum tempo, durante meses e talvez alguns anos. E isso precisa de dinheiro e não é pouco dinheiro, então, que todos nós possamos irmanar pelo Brasil inteiro e que nós possamos recuperar o grandioso Rio Grande do Sul”, disse Mauro.

Os recursos devem ser retirados do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), que tem como objetivo financiar obras de infraestrutura e habitação em Mato Grosso. Para fazer essa transferência, o governo consultou entidades do agronegócio, principais responsáveis pela contribuição ao Fethab, que concordaram com o repasse.

Ao anunciar o repasse emergencial, Mauro ressaltou a importância dos gaúchos para a colonização de Mato Grosso e o desenvolvimento do agronegócio, carro-chefe da economia mato-grossense.

“Nosso objetivo é simplesmente dar uma colaboração que, graças a Deus, o Estado de Mato Grosso pode dar a esse povo tão importante que faz parte do nosso presente, fez parte da nossa história recente, faz parte do nosso futuro, que é o povo que veio do Rio Grande do Sul e que tanto desenvolvimento fez e está fazendo aqui no nosso Mato Grosso. Então, é um gesto de respeito, de carinho”, enfatizou.

O governador também convocou líderes de outros Estados brasileiros a seguirem o exemplo e ajudarem com a reconstrução do Rio Grande do Sul.

“Quem pode dar dez, dá dez, quem pode dar um, dá um, quem puder doar… se nós estamos doando 50 milhões, tem estados muito maiores do que nós que também estão em boa situação, que pode dar aí três a quatro vezes”, afirmou.

O projeto ainda deve ser submetido à aprovação da Assembleia Legislativa, de forma emergencial. Após aprovação, os recursos serão enviados a uma conta da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Por determinação do governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), haverá prestação de contas quanto à aplicação dos recursos.



Estadão MT