Candidatos já gastaram R$ 65 milhões a mais em campanhas digitais em relação a 2018
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou dados atualizados nesta sexta-feira, 30, sobre os gastos das campanhas eleitorais em publicidade na internet. Até o momento, os candidatos gastaram mais de R$ 165 milhões em impulsionamento online, um valor 66% maior do que o registrado nas eleições de 2018. No último pleito, com os valores corrigidos pela inflação, o montante chegou a R$ 99,4 milhões.
O maior gasto foi para impulsionar publicações no Facebook com um valor de R$ 55,2 milhões. A recordista foi a candidata a presidente Simone Tebet (MDB) com R$ 1,93 milhão utilizado na rede social. Ela é seguida pelo candidato ao governo no Ceará pelo PT, Elmano de Freitas, com R$ 1,66 milhão e o concorrente à presidência Ciro Gomes (PDT), com R$ 1,22 milhão.
Já em anúncios do Google, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi quem mais gastou com R$ 1,95 milhão, de acordo com o TSE. Segundo a empresa, candidatos e partidos já aplicaram R$ 72,2 milhões em mais de 46 mil anúncios na plataforma, sendo a maioria em vídeos no YouTube.
Independente dos gastos em publicidade online, o prazo para o impulsionamento termina neste sábado, 01. Com base no artigo 39 da Lei das Eleições (9.504/1997), é crime eleitoral realizar propaganda na internet ou impulsionamento no dia do pleito.