Forte acidente de Marcondes encerra prova da Porsche Cup em Goiânia

A primeira corrida da Sprint Challenge da Porsche Cup em Goiânia terminou de forma precoce com vitória de Josimar Júnior, em meio a um grande susto causado por Nelson Marcondes Filho, que sofreu um forte acidente que levou à intervenção do safety car. A competição ocorreu na tarde deste sábado, 8.
Marcondes vinha pelo primeiro setor da pista, buscando acompanhar o ritmo de Raijan Mascarello, líder da Sprint Challenge, que ocupava a quinta colocação, quando acabou passando reto em alta velocidade pela curva dois.

Ele bateu na barreira de proteção, mas ela não foi suficiente para neutralizar a velocidade, atravessando o guard-rail e parando apenas na grade de segurança que ficou atrás.

Imediatamente o safety car foi acionado pela direção de prova, mas os danos às barreiras eram extensos demais para permitir a retomada da corrida. Com isso, a bandeira quadriculada foi dada com cinco minutos ainda no relógio, dando à Josimar Júnior sua primeira vitória geral na Sprint Challenge.

Antes mesmo da prova acabar, as imagens da transmissão mostravam Marcondes saindo do carro sozinho e andando em direção ao carro médico sem apoio. Pouco depois, o piloto já estava de volta aos boxes junto com sua família e, para mostrar que tudo estava ok, ainda foi ao pódio participar da entrega dos troféus.

Corrida

Saída autorizada para os pilotos da Sprint Challenge e Josimar Júnior perdeu a ponta do pelotão. Quem conseguiu dar o bote foi Vina Neves, com Urubatan Junior, Marcelo Tomasoni e Guilherme Bottura fechando o top-5.

Acontece que antes de as luzes se apagarem, alguns competidores abriram antes da largada ser autorizada. Inclusive, um dos pilotos foi Neves, que aparecia na ponta e já com mais de 0s400 de vantagem.

Enquanto Neves era o primeiro colocado geral, Josimar liderava na classe Sport. Enquanto isso, aparecendo em 15º, André Gaidzinski era quem puxava o pelotão da categoria Rookie.

Com três voltas completadas, a ordem na pista era Neves, Josimar, Urubatan Júnior, Tomasoni, Bottura, Miguel Marioti, Raijan Mascarello, Nelson Marcondes, Daniel Correa e Caio Castro completam o top-10.
Então, a direção de prova bateu o martelo sobre a situação da largada. Tanto Neves quanto Urubatan vão precisar cumprir um drive-trough – a dupla tinha três voltas para completar a penalização.

Quem se aproveitou de toda a confusão da queima de largada foi Josimar. O piloto que largou da pole-position estava na primeira colocação a 1s664 de Tomasoni, segundo colocado e que vinha tentando tirar o tempo para o ponteiro.

Com pouco mais de 12 minutos para o encerramento da prova, uma sucessão de acontecimentos na prova. Primeiro, Caio Castro escapou e, na sequência, Marcondes teve uma forte pancada na proteção de pneus, danificando a barreira e o carro.

Imediatamente o carro de segurança foi para a pista – nesse meio tempo, Ayman Darwich também escapou e rodou. Nisso, a transmissão mostrou que Nelson deixou o Porsche sem problemas – e o carro derrubou a grande do circuito.

Neste ponto da prova, Josimar era o líder geral da Sprint Challenge com Tomasoni, Bottura, Mariotti e Mascarello fechando o top-5. Josimar também liderava na Sport e Tomasoni na Rookie.

Após algumas voltas atrás do safety-car, a direção de prova anunciou que a corrida não seria retomada. Portanto, o resultado ficou o mesmo antes do acidente.

*Com informações dos sites motorsport.com e f1mania



Jornal Opção