Delegado Alexandre Lourenço pode assumir a Secretaria de Segurança Pública de Goiás
Há um truísmo, que, por fim, revelou-se falso. Um coronel da Polícia Militar não poderia assumir a Secretaria de Segurança Pública (SSP) porque a Polícia Civil não aceitaria, o que poderia levar a uma paralisia do sistema de proteção à sociedade. Falava-se também que um delegado da Polícia Civil não poderia assumir a SSP porque a Polícia Militar não aceitaria o seu comando.
Porém, com a saída de Rodney Miranda, o coronel Renato Brum dos Santos assumiu o comando da SSP e não aconteceu crise alguma. Pelo contrário, o militar operou bem, com diplomacia, a relação entre as polícias e a segurança pública de Goiás continua uma das melhores do país.
Há quem postule que agora chegou a vez de um delegado da Polícia Civil assumir o comando da SSP. O nome mais cotado é o do delegado-geral da PC em Goiás, Alexandre Pinto Lourenço, que os amigos chamam de “Queixão”.
Alexandre Lourenço é sério, responsável, íntegro e competente. É que todos falam na Polícia Civil e, mesmo, na Polícia Militar. “Alexandre Lourenço poderia ficar os dois próximos anos e um coronel assumiria os dois anos seguintes”, sugere um coronel, que prefere não se identificar.
Há um detalhe curioso sobre a ação policial em Goiás. Por que a segurança melhorou de maneira eficiente e rápida? Isto se deve ao fato de a polícia ter se tornado mais dura no combate ao crime? Na verdade, a polícia é firme e, com o apoio do governo, se tornou ainda mais proativa. Mas vital, além do combate direto ao crime (policiais militares e civis merecem o aplauso da sociedade), é seu sistema de Inteligência. Trata-se do que se pode chamar de “polícia preventiva”. Muitas vezes, a eficiência da polícia, com um sistema de informação adequado e eficaz, tem desarticulado grupos criminosos egressos de outros Estados antes mesmo que começam a atuar em Goiás. E, quando chegam a cometer crimes no Estado, como assaltos a bancos, logo são presos e as quadrilhas são desbaratadas em pouco tempo.
Por fim, o coronel Brum pode ser mantido no comando da SSP. Seu nome não está descartado, sobretudo porque é eficiente e responsável.