PF faz operação para identificar envolvidos nas invasões em Brasília em Goiás e cinco estados

A Polícia Federal (PF) iniciou nesta segunda-feira, 20, a identificação dos suspeitos que participaram, financiaram ou fomentaram as invasões às sedes dos Três Poderes, em Brasília. Nomeada como Operação Lesa Pátria, a ação teve oito mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão na primeira fase. Todos expedidos pelo Supremo Tribunal dos estados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

As invasões ocorreram no dia 8 de janeiro e causaram diversos danos ao patrimônio público dos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF). Os manifestantes antidemocráticos danificaram diversos móveis, objetos e obras de arte das instituições. Incluindo itens como o relógio dado a Dom João VI e quadros do pintor Di Cavalcanti.

As investigações realizadas pela PF estão se constituindo em diversos crimes, como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa, dano qualificado, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A Polícia Federal continuará investigando o caso e tornará a operação permanente e atualizará o caso periodicamente. Serão divulgados boletins sobre número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

Fora que os agentes deixaram um canal aberto para denúncias a respeito do caso. Caso alguém tenha informações a respeito de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram as invasões, a denúncia pode ser enviada para o e-mail [email protected]



Jornal Opção