Polícia cumpre nova prisão contra ex-governador de MT; dois ex-secretários são detidos
A Delegacia Fazendária realiza neste momento a 3ª fase da Operação Sodoma. Um dos alvos é o ex-governador Silval Barbosa (PMDB), que teve mais um mandado de prisão expedido pela juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá.
Além do mandado contra Silval, tiveram a prisão decretada o ex-secretário de Administração, Pedro Elias Domingos, e o ex-chefe de gabinete do ex-governador, Sílvio César Correa de Araújo.
A operação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública, Fábio Galindo. No entanto, ele não revelou se há outros alvos na operação. “A operação está em curso e não podemos passar os detalhes ainda”, disse o secretário com exclusividade ao FOLHAMAX.
A “Operação Sodoma” já teve duas fases realizadas. A primeira, em setembro de 2015, levou o ex-governador Silval Barbosa e os ex-secretários Marcel de Cursi e Pedro Nadaf para a prisão. Na ocasião, eles foram acusados de operar um esquema de cobrança de propina para a concessão de incentivos fiscais no Estado.
A segunda fase da operação foi deflagrada no último dia 11. Foram presos nesta o ex-secretário de Administração, César Zílio, a ex-assessora da Fecomércio, Karla Cecília de Oliveira e o empresário Willians Paulo Mischur, dono da Consignum. Marcel de Cursi e Pedro Nadaf tiveram novos mandados de prisão.
O alvo da segunda fase foi a compra de um terreno de 10 mil m² na avenida Beira Rio, em Cuiabá. De acordo com a Polícia Civil, o imóvel foi adquirido com dinheiro de propina paga por empresários que firmaram contratos com o Governo do Estado na gestão passada.
SOLTURA
Silval Barbosa vivia a expectativa de ser solto nesta quarta-feira. Isso porque, a Terceira Câmara do Tribunal de Justiça analisará um habeas corpus para revogar a prisão decretada contra ele na “Operação Seven”, que apura desvio de R$ 7 milhões na compra de uma área pelo Governo.
A prisão expedida na 1ª fase da Operação Sodoma já foi revogada pelo Supremo Tribunal Federal um habeas corpus analisado no último dia 15 de março.