Caravana da Transformação atende quase 1,5 mil pessoas no primeiro dia na Barra

Com expectativa de realizar 4,5 mil cirurgias de cataratas até o dia 11, a 8ª Caravana da Transformação, aberta nesta terça (1º de agosto), em Barra do Garças, atendeu 1.476 pessoas com consultas e encaminhamentos. Os atendimentos iniciaram às 5h da manhã na estrutura montada pelo Governo do Estado na Vila Olímpica Pedro Paulo de Medeiros, no bairro Jardim Piracema.

Neste primeiro dia, segundo a coordenação do evento, apenas pacientes de Barra do Garças foram atendidos. Inicialmente, esperava-se atender 1,1 mil pessoas, contudo, diante do grande número de pessoas que amanheceram na porta do local, o número de atendimento foi ampliado.

Os pacientes, segundo o secretário de Saúde de Barra do Garças, José Jacó, foram regulados para consultas e exames para o diagnóstico de catarata, pterígio e outras enfermidades oftalmológica. “Diagnóstico é a exigência de cirurgia, o paciente passará pelo processo cirúrgico já a partir desta quarta”, informa.

De acordo com o secretário, o alto valor da cirurgia de catarata fez com que a procura fosse muito grande na 8ª Caravana da Transformação. “Cada cirurgia está orçada em R$ 1 mil por olho e como a demanda é grande em Barra do Garças, justifica essa procura. É um programa que atende parcelas da população que não têm condições de custear o tratamento”, ressalta.

De acordo com o cronograma do Governo do Estado, a partir desta quarta devem ser atendidas apenas mil pessoas por dia, já que começam também atendimentos aos pacientes dos 17 municípios que vão se deslocar à Barra do Garças. Cerca de 5,6 mil agendamentos já haviam sido feitos antes da abertura da Caravana.

O governador Pedro Taques desembarca nesta quinta (3), em Barra do Garças, para participar dos trabalhos. Ele deve permanecer na cidade até o sábado (5), onde se reúne com prefeitos, lideranças políticas, representantes de entidades e faz um balança de mais uma edição da Caravana.

Atendimentos

Quarta – Barra do Garças, Campinápolis, General Carneiro, Nova Nazaré, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Torixoréu, Querência e Ponte Branca.

Quinta – Água Boa, Barra do Garças, Campinápolis, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Torixoréu e Ribeirãozinho.

Sexta – Araguaiana, Barra do Garças, Cocalinho, General Carneiro, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Torixoréu e Ribeirãozinho.

Sábado – Barra do Garças, Nova Xavantina, Novo São Joaquim e Torixoréu.

Domingo – Barra do Garças, Nova Xavantina, Querência e Torixoréu.