Mendes diz que cacique “deve estar repetindo fala de Macron”

O governador Mauro Mendes (União) comentou, nesta quarta-feira (27), a fala do cacique Raoni Metuktire, líder do povo kayapó, que pediu ao presidente Lula (PT) para barrar a construção da Ferrogrão, ferrovia que ligará Sinop ao porto de Miritituba, no Pará.

O mundo não é bobo, ninguém é bobo e muitos países na Europa já perceberam isso. Então, eles não têm moral, não para falar do Brasil.

 

O pedido do cacique foi feito nesta terça-feira, durante visita do presidente da França Emmanuel Macron.

 

“Com todo o respeito ao meu amigo Raoni, mas ele deve estar repetindo uma fala do Macron, porque aos franceses interessa muito que nós continuemos aqui a transportar toda a nossa soja pelo modelo mais ineficiente no mundo, que é o rodoviário. Estamos no Brasil para atender os interesses franceses ou os nossos? A resposta é óbvia”, afirmou Mendes.

 

Ele também pontuou sobre uma suposta pressão do governo francês para cobrar preservação ambiental no Brasil.

 

“O mundo não é bobo, ninguém é bobo e muitos países na Europa já perceberam isso. Então, eles não têm moral, não para falar do Brasil. O nosso nível de preservação ambiental é altamente superior ao que eles fazem lá. Façam, no mínimo, a metade do que estamos fazendo para poder nos criticar”, disse.

 

“O mundo conhece, todos nós conhecemos, os problemas que a França enfrenta com relação à produção de alimentos. É uma agricultura obsoleta, ineficiente, de baixa escala, e que não consegue competir com a América Latina e, principalmente, com o Brasil. E a única forma que eles têm encontrado para estabelecer uma reserva de mercado é transvestir as barreiras comerciais de barreiras ambientais”, afirmou.



Mídia News