Barra do Garças entra no ranking de cidades com potencial para crescer

Números divulgados pelo IBGE apontam o PIB – Produto Interno Bruto de Barra do Garças como o 528º do país e o 14ª de Mato Grosso. Para a prefeitura, o resultado se deve a política de investimentos na geração de emprego, que levou a um salto em relação à última pesquisa, divulgada em 2012.

Segundo o IBGE, o PIB de Barra do Garças era de R$ 978,6 mil em 2012 e passou para R$ 1,2 milhão em 2013, primeiro ano da gestão do prefeito Roberto Farias (PMDB), aumento de 24,7%. A pesquisa é realizada anualmente e engloba mil municípios brasileiros com potencial de crescimento. Em 2012, Barra não integrava o grupo.

De acordo com o prefeito Roberto Farias, o município, que já foi à terceira economia de Mato Grosso na década de 70, aos poucos vai retomando o crescimento econômico com a implantação de política voltada para a instalação de indústria e a geração de emprego. “Em 2013, com a abertura para atrair novos investimentos, Barra começou a recuperar a sua posição na economia mato-grossense e esses números mostram que a cidade está no caminho certo”, diz o gestor.

Com vocação para a pecuária, a indústria e o comércio, Barra do Garças superou em números municípios produtores do Estado, como Itiquira, Querência e também regiões com número de habitantes elevados, como Cáceres e Alta Floresta. “A revista Exame já havia apontado a cidade como a 8ª melhor para se investir entre os municípios com mais de 50 mil habitantes e hoje comemoramos este resultado do PIB que nos deixa em situação privilegiada. Nosso objetivo agora é dar continuidade a política de atrair investimentos que implantamos”, reforça.

O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia e tem o objetivo principal de mensurar a atividade econômica de uma região.