Mesmo com a crise nacional, Barra cresceu em 2017 com obras e novos investimentos

Secom-BG

O ano que está findando foi de muitos desafios para os Municípios que tiveram dificuldades em fechar a conta, tendo em vista a queda de receitas como o FPM e o atraso de repasses como na área da saúde. Mesmo na maior crise histórica e política do país Barra do Garças teve 2017 marcado pela realização de centenas de obras, além do avanço das pontes do Anel Viário e o anúncio da instalação de grandes empresas como o atacadão.

A saúde recebeu uma atenção especial com construção, adequação e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (Sena Marques, Namunkurá, Vale dos Sonhos, Voadeira, Toricueije, Indianópolis e Vila Maria), em conclusão outras 4 unidades: Santo Antônio, Nova Barra, São Benedito e na Reserva São Marcos. Seguem também a adequação dos abrigos dos compressores de ar nas UBS,s. Estão sendo reformados e ampliados os prédios públicos como o CAPS, CAPS II, CECAP, CER.

Seguem em andamento outras obras importante para o setor como a ampliação da UTI, construção da casa de resíduos no Pronto Socorro, construção de consultório odontológico e sala radiológica na Policlínica Santo Antônio, reforma parcial do Banco de sangue e no último dia 15 foi inaugurada a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que desafogou o pronto Socorro de Barra do Garças.

Na educação também houveram avanços importantes construção de sala de aula nas escolas Municipais das aldeias Jundiaí, Paranoá, Corpo de Cristo; construção de escola na Aldeia Diamantino; reforma da escola Elizabeth Sanches; reforma na Escola Indígena de Aldeia Namunkurá; construção de quadra de esporte, construção de piso, acessórios e SPDA na escola municipal Elizabeth Sanches Lacerda; Reforma das escolas Professora Doralice, Arlinda Gomes, Helena Esteves, Escola Brígida e Escolas Indígenas. Em andamento a construção das Creches Educacionais nos bairros Nova Barra e Solar Ville, construção de quadra de esportes na Aldeia Namunkurá e de guarda corpo na escola Nelimaria.

A infra estrutura da cidade foi melhorada com a Pavimentação asfáltica e drenagem de galerias pluviais em 34 ruas de 9 bairros, além da conclusão do projeto Asfalto novo no Nova Barra e imediações em que foram asfaltadas e recapeadas mais de 90 ruas. Foram Construídos ainda alambrados para frios e carne na feira coberta e calçada no Jardim Piracema, Reformas do Ginásio Arnaldo Martins, Centro de Cultura, emergencial no Anfiteatro Fernando Peres de Farias, terminal coletivo integrado ‘Álvaro Pedro’, Rampa do Porto do Baé e em andamento no Parque das Aguas Quentes, Estádio Zeca Costa e Ginásio do Santo Antônio.

Na Zona Rural, Distritos e Aldeia o maior programa de adequação e manutenção de estradas vicinais e construção de pontes, foram recuperadas as estradas Voadeira I, Voadeira II, Mata da fome e Paulistinha, Jaó/Carpa, onde também está em construção uma ponte de concreto armado de 50 metros no Rio Corrente, Estrada dos Baianos, Pedra Branca, entre outras. As pontes também estão sendo reformadas nos córregos Água limpa, Boqueirão, Capa, Cabreira, do Meio, Tatá, Serra verde e do KM 142, construção de bueiro na grota seca, construção de ponte de madeira na Reserva São Marcos e Voadeira.

Para os idosos aconteceu a Reforma da sala de apoio CSU, foi elaborado também o projeto de arquitetura para execução de um espaço-clube para convivência de idosos. Outra obra importante que teve o projeto executivo elaborado é a revitalização e urbanização de 13.800,00 metros quadrados da margem esquerda do Rio Garças, a tão sonhada Avenida beira rio de Barra do Garças. Iniciou também a construção do Abrigo de animais – Centro de Zoonoses.

O ano foi marcado também pela consolidação da linha aérea com o trecho Barra/Goiânia e ampliação da área do aeroporto atendendo a exigência da ANAC. O anel Viário também avançou bastante na construção das pontes e a geração de emprego teve um salto com o anúncio da instalação no Município do Atacadão, da rede Carrefour.