Polícia investiga golpe da falsa multa em cidades de Mato Grosso

A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o “golpe da falsa multa” de trânsito em Mato Grosso. O novo crime tem enganado e gerado prejuízos para muitos motoristas em todo o país.

A farsa começa com os estelionatários fotografando a placa dos veículos em movimento em determinada rua ou avenida. De posse do número, das imagens e do endereço do motorista, os golpistas falsificam boletos de pagamento de multa e os enviam aos proprietários de automóveis.

Como o documento falso, o pagamento vai para a conta dos criminosos. O alerta foi feito pelo Governo do Estado por meio de sua conta no Facebook. “Pessoal, muito cuidado. Trata-se de um golpe. Um falso boleto bancário”, reforça.

O envio da multa falsa ao motorista normalmente se dá por e-mail e, no boleto, ainda há a menção de um Sistema de Controle que não existe. Uma das indagações que um dos seguidores da conta do Estado faz é como esses criminosos conseguem os dados pessoais das vítimas com apenas o número da placa do veículo, uma vez que as informações particulares deveriam ser centralizadas apenas no órgão ou autarquia, como é o caso do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). “Infelizmente alguns dados vazam – coisa que jamais devia acontecer. E isso é de várias maneiras. Seja por invasão do banco de dados ou furto mesmo”, informa.

Por meio da assessoria de imprensa, o Detran informou que não envia boletos por e-mail. No caso de Cuiabá, por exemplo, o trânsito é municipalizado e o encaminhamento de multas é feito pelos Correios.

Vale lembrar quem em alguns Estados, a exemplo de São Paulo, o boleto falso também costuma ser enviado no endereço da vítima. Então, para não cair no golpe, antes de qualquer pagamento, o proprietário ou motorista deve consultar o portal do Departamento Estadual de Trânsito (http://www.detran.mt.gov.br) para verificar, por meio do número da placa e Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam), se há de fato algum registro de infração de trânsito.

Já para quem caiu no golpe, a orientação é fazer um boletim de ocorrência em qualquer delegacia. Responsável pelo setor de Estelionato, o delegado José Carlos Damian confirmou que a polícia já investiga a prática criminosa. (Diário de Cuiabá))