Fazendeiro desmata o equivalente a mil campos de futebol e é multado só em R$ 970 mil

Equipe da Unidade Desconcentrada de Confresa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e 10º Comando Regional da Polícia Militar autuaram e embargaram uma área de 970 hectares de uma propriedade rural localizada no município de Cocalinho nesta sexta-feira (28.07). O proprietário foi multado em R$ 970 mil.

Os fiscais se deslocaram até a propriedade após o envio do Alerta de Desmatamento identificado pela Gerência de Planejamento de Fiscalização e Combate ao Desmatamento da Sema. No local, a equipe constatou o desmate sem autorização do órgão ambiental em área de uso restrito na região do Araguaia.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

Os alertas de desmatamento são emitidos pela Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal, que usa imagens de Satélite Planet no combate ao desmatamento ilegal. A ferramenta, contratada pelo programa REM, age de forma preventiva, minimiza os danos, aumenta a celeridade na resposta, facilita a responsabilização e permite o embargo da área de forma imediata por meio do monitoramento diário e alertas semanais de desmatamento.

A fiscalização da Sema tem como instrumentos o monitoramento em tempo real por satélite de todo o território de Mato Grosso, fiscalização contínua no local onde é identificado o crime ambiental, embargo de áreas, apreensão e remoção de maquinários flagrados em uso para o crime, e a responsabilização de infratores.

A fiscalização in loco acontece tanto por equipes da sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente quanto pelas 9 regionais da Sema localizadas nos municípios de: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Guarantã do Norte, Juína, Rondonópolis, Tangará da Serra e Sinop.

Estadão Mato Grosso